sexta-feira, 23 de março de 2007

Uso racional da água

Projeto de uso racional da água- PURA

O PURA, Programa de uso Racional da Água foi criado em 1.996 com o objetivo de combater o desperdício da água.
Com o crescimento descontrolado da população nas cidades, cresce respectivamente a utilização da água pelos habitantes, tornando-a cada vez mais escassa. Infelizmente existem outros problemas que contribuem para a escassez, como, a poluição dos rios e o desperdício.
A Região Metropolitana de São Paulo encontra-se na Bacia do Alto do Tietê com uma disponibilidade hídrica de 200m3/habitante/ano, que representa 1/10 do valor indicado pela ONU.
Por esses dados, a SABESP adotou o PURA para a conscientização da população quanto ao desperdício da água.
O PURA tem como objetivo principal incentivar o uso racional da água e conscientizar a população sobre a escassez do recurso. Seu principal foco são as bacias hidrográficas que encontram-se em situação crítica de disponibilidade de água.
O Programa conta com o apoio de vários parceiros que possibilitaram a sua criação e adotaram dentro de seus estabelecimentos o uso racional da água. Dentre os parceiros destacam-se: a INFRAERO, ONGS, Ministério da Educação e dos Desportos, Hospitais do Estado, Universidade de São Paulo, Ford do Brasil Ltda entre outras.
Graças à parceria da Sabesp junto com a Escola Politécnica da USP (POLI) foi possível criar as bases tecnológicas do PURA. Os resultados obtidos com o uso racional da água em vários locais possibilitou uma porcentagem de economia surpreendente. Confiram na tabela:

Local
Economia no Consumo ( %)

Complexo Hospital das Clínicas de São Paulo
25%
Condomínio Comercial São Luís
16%
Condomínio Jardim Cidade
28,5%
Cozinha Industrial da Ford
52%
Cozinha Industrial da Sede Sabesp
65%
Edifício de Administração Sabesp - ABV
72%
Edifício Sede Sabesp
62%
Edifício Sumidouro - Sabesp
63%
Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
32%
Escola de Engenharia Mauá
19%
Escola Estadual Fernão Dias Paes
94%
Escola Estadual Toufic Jouliam
78%
Escola Vera Cruz
25%
50 Escolas Estaduais da Região Metropolitana de São Paulo
40%
Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP
29,4%
Hospital do Servidor Público Municipal
14%
Instituto de Pesquisa Tecnológica - IPT
53%

As Campanhas Educacionais também colaboram muito com o Projeto, pois é uma excelente forma de conscientizar a população e uma forma de mudar o hábito em relação ao consumo de água. Nas escolas existem projetos para alunos de 1ª à 8ª série do ensino fundamental.

Para quem se interessar por dicas e testes de vazamento em casa, ou até mesmo de como economizar e utilizar o recurso de forma adequada basta visitar o site da SABESP.

Depois de tudo isso está mais do que na hora de todos nós termos consciência de que a água é sim um recurso finito mas que tem que ser usado de forma adequada e sem desperdícios. Água sempre teremos, mas potável ninguém sabe até quando!

Nenhum comentário: