terça-feira, 27 de março de 2007

Inauguração da primeira ETE nos 82 anos da Billings

O serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) inaugurou no último domingo, do Parque Andreense, a Estação de Tratamento e Esgoto (ETE), a primeira da cidade com um investimento de R$ 2,2 milhões.

Foi como se fosse um presente a represa Billings, que está completando hoje 82 anos, é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. A represa abastece cidades do ABC, são cerca de 4,5 milhões de pessoas.
A Estação de Tratamento e Esgoto evitará que o esgoto chegue ao reservatório pelo córrego Tubarão, melhorando a vida de quatro mil moradores da região, e também o meio ambiente.
A nova estação garantirá o tratamento de 20m³ de esgoto por hora, fora isso, também foram construídas, duas estações elevatórias necessárias para que o esgoto chegue ao destino por causa do desnível do solo.
Esse sistema é biológico, utiliza iodo ativado, eficiente para efluente de procedência orgânica. Segundo a prefeitura de Santo André, serão investidos mais de R$ 1,5 milhões para ampliar a infra-estrutura em outras regiões mais afastadas.
As contas é que em 2007 Santo André gaste ainda 10 milhões para tratar seu esgoto, já que apenas 40% do material produzido no município são tratados.

Nenhum comentário: