quarta-feira, 21 de março de 2007

CETESB controla qualidade da água nas praias paulistas

Neste último verão foi desenvolvida a campanha Verão Limpo 2007, criada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. O seu lançamento ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2007, permanecendo por todo verão na praia paulistana do Gonzaga em Santos, onde houve colaboração não somente da prefeitura local, mas também de prefeituras de praias como: Prefeituras de Iguape, Ilha Comprida, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Ubatuba, Caraguatatuba e Cubatão.
A campanha que tem a intenção de incentivar a educação ambiental a todos os freqüentadores, teve como parte de sua programação a instalação de tendas onde ocorriam a distribuição de cartilhas de educação ambiental e informações sobre balneabilidade, saquinhos de lixo, entre outros materiais. Pensando no laser infantil, foi possível deixar com que as crianças pudessem fazer esculturas na areia, ouvir estórias e apresentações do grupo Cia. Atlética de Teatro.

Durante este período de férias onde o projeto foi realizado, a Cetesb intensificou o monitoramento da qualidade das águas utilizadas pelos banhistas nas praias mais freqüentadas, passando a realizar mais duas coletas semanais, além das realizadas regularmente aos domingos e oferecendo uma atualização mais constante dos dados que são disponibilizados na internet através do site http://www.cetesb.sp.gov.br/ .

Todo esse movimento contra a poluição nas águas das praias é uma iniciativa para que mais tarde não possamos nos privar de nos divertir em um dos mais deliciosos meios naturais, o mar.
As contaminações através das águas das praias são diversas desde poluições ocasionadas por esgotos; que causam a contaminação por bactérias patogénicas e a contaminação por substâncias orgânicas degradáveis por bactérias, dejetos industriais, derrames de petróleo e sujeiras jogadas pelos próprios freqüentadores como restos de alimentos, objetos cortantes como garrafas, restos de comida, metais e entre outros.

Esse descaso da população acaba por causar danos não somente na natureza, mas como na saúde de quem freqüenta, então cabe a nós manter a educação e respeitar o território natural, e cabe a todos os órgãos públicos responsáveis aplicarem suas táticas para nos ajudar a manter a qualidade natural no mar, não somente em épocas de temporada, mas que essa higiene e essa preocupação seja diária.

Fontes de auxílio para criação do texto:

Nenhum comentário: