sexta-feira, 30 de março de 2007

Reuso da água: uma alternativa para o problema da escassez


Hoje em dia escuta-se muito sobre a reutilização da água, mas muitas pessoas não sabem como fazê-la e até que ponto esse recurso pode amenizar a problemática da escassez de água do planeta.

O reuso nada mais é do que a utilização da água por mais de uma vez, depois de ter passado por um tratamento adequado e pertence a um programa coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Organização Mundial da Saúde. Os objetivos do programa são: proteção da saúde pública, manutenção da integridade dos ecossistemas e uso sustentado da água.

A água de reuso passa pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e pode ser utilizada como geração de energia, refrigeração de equipamentos, em indústrias, e qualquer lugar que utilize água para fins não potáveis.

A Sabesp implantou esse processo desde de meados de 1.980 em suas instalações e hoje cerca de 780 milhões de litros de água são reaproveitados mensalmente e até outras empresas e prefeituras aderiram ao programa. É uma ótima opção pois os custos são bastante reduzidos e paga-se apenas R$ 0,44 por mil litros de água.
Em 2002 foi inaugurado o Centro de Reservação de Água de Reuso em São Caetano, com capacidade de 50 mil litros de água, tornando o abastecimento do município muito mais ágil.

É importante saber também que existe uma instituição de pesquisa da prática de reuso fundada por professores da Escola Politécnica (USP), o CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água) que tem objetivo de desenvolver pesquisas, tecnologias e profissionais capacitados. Suas áreas de atuação são a pesquisa e a consultoria. Hoje em dia o Centro desenvolve projetos para conjuntos residenciais, siderúrgicas e aeroportos.

*fontes para criação do texto:

Nenhum comentário: