segunda-feira, 19 de março de 2007

O uso racional da água é o nosso dever

Estamos no mês da água e tudo o que ouvimos é como o consumo irresponsável fez deste bem um elemento essencial para a sobrevivência da espécie humana.
Como tentativa de dimunir o uso irracional da água, evitando assim o desperdício, foram lançandas diversas campanhas.
Cada pessoa ou empresa pode fazer a sua parte, como exemplo temos a Baxter, empresa da área de saúde que já economizou 77,5 milhões de litros de água em 2006. A Baxter é a maior compradora de água da Sabesp na zona sul de São Paulo. Em 1998, quando foram implantados os primeiros programas para a conservação de recursos naturais e energia, desde de então, a empresa reduziu, até os dias de hoje, 560% do seu consumo de água.
Para obter esses resultados, a empresa adotou três estratégias: aumentou o número de água reutilizada no processo de produção, reduziu o volume de água descartada e investiu em campanhas internas permanentes de conscientização de funcionários. Além disso, criou o "Balanço de Água", um metódo específico para controlar o consumo de água em todas as fases da produção e analisar a qualidade da água em cada setor da empresa. Esse indicador é usado pela empresa para decidir também as águas que são próprias para se reutilizar ou as que precisam ser descartadas.

Nenhum comentário: