quinta-feira, 29 de março de 2007

Os oceanos estão mais ácidos

O aquecimento global tem trazido problemas aos recifes de corais.
Com temperatura dos oceanos elevada, a acidez das águas sobe e o pH diminui.

A conseqüência disso é o branqueamento dos corais causado pelo abandono das algas. Para explicar melhor: os corais são animais porosos e as algas vivem dentro deles. Se a água esquenta, as algas os deixam, restando apenas o esqueleto. Por isso, os corais dependem do equilíbrio químico dos oceanos.


Cerca de metade do CO2 que emitimos é absorvido pelos oceanos. Quanto mais gás carbônico o mar absorve, mais ácido ele fica.
Os investimentos do Brasil para a preservação e recuperação são pequenos, porém nossos corais são mais resistentes à águas turvas, diferentemente da maioria dos recifes que só sobrevivem em águas transparentes.

A situação mundial é preocupante: cerca de 70% dos recifes de corais estão ameaçados e 20% são irrecuperáveis segundo a Força-tarefa de Recifes de Corais dos Estados Unidos.

Mas não são apenas os recifes de corais que estão ameaçados. Os ouriços do mar têm sua concha dissolvida pela acidez, as estrelas do mar têm dificuldade de criar seu esqueleto, os plânctons, que servem de alimentação para milhares de peixes, poderão desaparecer, prejudicando, assim, nós humanos e os animais que deles se alimentam.

Caso haja o desaparecimento dos corais e continue aumentando a acidez dos oceanos, todo o ecossistema marinho ficará comprometido.

Fotos de animais marinhos, clique aqui: http://www.amigosdomarnaescola.com.br/bancodeimagens.php

Fontes de auxílio para criação do texto:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1437111-4005-0-0-28012007,00.html
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/54211

Imagens retiradas dos sites:
http://www.almariado.blogspot.com/2004_07_01_archive.html
http://fossil.uc.pt/pags/fbm_cnidaria.dwt

Nenhum comentário: