quinta-feira, 22 de março de 2007

Água X Poluição

A água cobre 75% da superfície terrestre, mas apenas uma fração de 1% de toda a água do nosso planeta está disponível para consumo humano, irrigação e uso industrial. A poluição das águas ocorre, principalmente, pela ação do homem que despeja esgoto doméstico, industrial e escoamento da chuva das áreas urbanas nos rios.

O rio Tietê, ainda no início do século XX, era o local de lazer preferido dos paulistanos para piqueniques, natação e pesca. Hoje, o que vemos é um rio degradado, infelizmente conhecido pelo seu alto grau de poluição.

Apesar dos projetos para limpar os rios, especialistas em saneamento ambiental e engenharia afirmam que a poluição difusa (composta por chuva ácida, lixo, poeira e resíduos de veículos) continuará indo para as galerias de águas pluviais sem tratamento, pois não há conectividade com a rede de esgotos.

É importante que a prefeitura promova campanhas para conscientizar as pessoas, inclusive as crianças com palestras nas escolas, de que temos que preservar os nossos rios e economizar água.

Como contribuir para evitar a poluição dos rios:

  1. Não jogue lixo nas águas dos rios.
  2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
  3. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
  4. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.
Para ver mais imagens do rio Tietê, clique aqui: http://www.webcentral.com.br/pirapora/

Fontes de auxílio para criação do texto:
http://www.gold.br.inter.net/luisinfo/polution.html
http://www.educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html

Nenhum comentário: