domingo, 1 de abril de 2007

Recuperação de Matas Ciliares ajuda o meio ambiente

A mata ciliar é uma faixa de vegetação que recobre as áreas adjacentes aos rios, lagos, represas e nascentes.
Essenciais ao equilíbrio ambiental, as matas ciliares representam uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas ás práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos mais preciosos recursos naturais a água.
As matas ciliares protegem os recursos hídricos e o solo, reduzindo o assoreamento dos rios e o aporte de poluentes, criando corredores favorecendo o fluxo gênico entre remanescentes florestais fornecem alimento e abrigo para a fauna e funcionam como barreiras naturais contra a disseminação de pragas doenças nas culturas agrícolas.
O grau de devastação das áreas de mata ciliar é tão grande que, mantida a situação atual, seriam necessários 200 anos para recuperar a cobertura vegetal ao longo dos rios.
Estimam-se em um milhão de hectares as áreas ciliares sem vegetação nativa no território do Estado, o que corresponde a 120 mil quilômetros de cursos d ‘água desprotegidas.
As matas ciliares oferecem proteção, alimento e água aos animais, para recuperar as matas em São Paulo, será necessário um trabalho que exige o esforço de toda a sociedade e também das futuras gerações.

Nenhum comentário: