quarta-feira, 4 de abril de 2007

Aquecimento global e mudanças climáticas elevam o nível dos oceanos

O aquecimento global e as mudanças climáticas trazem preocupações à humanidade de hoje e conseqüentemente para as futuras gerações. Devido ao efeito estufa , as geleiras dos oceanos e montanhas estão derretendo de forma muita rápida provocando um aumento do nível dos oceanos, aquecimento da água, destruição de habitats, e o aumento de salinidade nas áreas de água doce.

Aumento do nível dos oceanos
Devido a esse aumento, as áreas litorâneas de todo o planeta correm sérios riscos de desaparecerem sob o mar. Com isso milhões de pessoas que vivem nessas áreas ficarão vulneráveis ao efeito. O IPCC ( Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) diz que cerca de 100 milhões de pessoas por ano poderão ser afetadas por enchentes até 2.080 e as cidades mais afetadas serão Los Angeles e Nova York.
O aquecimento da água e o aumento da salinidade de água doce trazem conseqüências gravíssimas ao ecossistema, pois milhares de habitats serão destruídos e todas espécies marinhas sofrerão com esse desequilíbrio. Doenças nos animais marinhos farão com que as espécies diminuam ou até mesmo sejam extintas do planeta.
Infelizmente tudo isso é evidência da falha humana, por emitir de forma descontrolada, gases que causam o efeito estufa.

Fontes de auxílio para criação do texto:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1515739-EI8278,00.htmlhttp://oceans.greenpeace.org/pt/nossos_oceanos/mudancas_climaticas

Nenhum comentário: